Responsabilidade Ambiental AFFSPORTS

Recentemente a AFFSPORTS procedeu à instalação de painéis fotovoltaicos nos seus três pavilhões industriais para a transformação de energia solar em energia elétrica, e desta forma e com “energia limpa” assegura a produção e o armazenamento de energia verde para autoconsumo nas nossas instalações, para além de uma autossuficiência energética de cerca de 80% da energia por nós consumida.
Desta forma também contribuímos para combater as alterações climáticas e para um futuro mais sustentável, ainda para mais que Portugal, pela sua localização geográfica privilegiada, é um dos países da Europa com maior incidência de radiação solar e a AFFSPORTS com esta preocupação social e ambiental também teria que estar a contribuir para termos um ambiente melhor.

Para além da produção da sua própria energia limpa / verde, a AFFSPORTS desde há muitos anos que é associada da Sociedade Ponto Verde (entidade sem fins lucrativos que gere o sistema integrado de recolha e tratamento de resíduos de embalagens em Portugal) tendo em vista podermos todos a vir a ter um ambiente melhor.

A prevenção de resíduos ocupa o lugar de topo na hierarquia de gestão de resíduos definida pela União Europeia, de acordo com o art.º 4º da Diretiva Quadro de Resíduos (Diretiva (EU) 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de Novembro), podendo assumir duas formas distintas:
– a prevenção quantitativa (redução da quantidade)
– a prevenção qualitativa (redução da perigosidade)
Em qualquer dos casos, pretende-se diminuir o impacto no ambiente dos produtos e dos resíduos a que dão lugar.
A diminuição da produção de resíduos está relacionada com a melhoria dos processos produtivos da fabricação de embalagens (processos mais eficientes e sustentáveis) mas também com escolhas de consumo racionais por parte dos consumidores. Adicionalmente, espera-se que os consumidores, na qualidade de produtores de resíduos, adotem cada vez mais decisões eco conscientes na gestão dos resíduos que produzem.
Para que seja possível tirar o máximo partido destes comportamentos, o perfil ambiental dos produtos colocados no mercado desempenha um papel relevante, a que não é alheia a fase pós-consumo dos mesmos. Para tal, são importantes os conceitos de design for environment e de design for recycling.